segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

TRÊS MANEIRAS DE FALAR COM PESSOAS QUE VIVEM COM A DOENÇA DE ALZHEIMER

Para as pessoas que vivem com a doença de Alzheimer é muitas vezes difícil, se não impossível, para começar uma conversa ou se envolver com outra pessoa. Quando tentamos falar com uma pessoa que tem perda de memória, muitas vezes somos recebidos com o olhar de mil milhas. Para os membros da família e amigos este é, naturalmente, de partir o coração. Existe alguma coisa que pode ser feito; existe alguma maneira de alcançar as pessoas que parecem ser inalcançáveis?

A resposta curta é sim! As três técnicas seguintes são maneiras simples e eficazes para alcançar aqueles que vivem com a doença de Alzheimer e outros tipos de demência. Nos últimos dez anos, temos usado essas técnicas para criar momentos de alegria e de conexão para pacientes com demência, os funcionários que cuidam deles, e seus entes queridos.

1ª técnica -Todos nós nos sentimos um parentesco com a natureza, se vivemos em cidades, pequenas cidades, ou no país. Nós gostamos de sentir o cheiro das flores, olhar para as folhas de outono, esfregar as ervas entre nossos dedos, colocar o nosso ouvido até em conchas do mar. Colocar algo do mundo natural nas mãos de um doente de Alzheimer pode ser uma maneira simples, mas poderosa para conectá-los para o mundo novamente. Temos experimentado conversas maravilhosas sobre jardins depois de simplesmente entregar alguém que vive com demência uma flor, um pacote de ervas, ou uma xícara de neve.

2ª técnica -  Cada um de nós temos guardados como tesouros para sempre em nossa memória, momentos muito especiais vividos, mesmo estando com Alzheimer. Tomemos como exemplo, um homem que foi encanador em sua vida economicamente ativa, mas tinha paixão pelo futebol. Sabendo disso, podemos fazê-lo segurar uma bola ou uma chuteira ou uma camisa do seu time favorito. Manusear estes objetos, ou simplesmente tocá-los, fará aflorar lembranças de momentos felizes, de jogos que assistiu, de amigos com quem dividiu as alegrias, de jogadores famosos da época e outros.
Pessoas com Alzheimer têm grande dificuldade de começar conversas ou se envolver com outras pessoas. Elas não podem se lembrar de como iniciar uma discussão, eles não podem começar a se conectar a partir do ar. Dando-lhes objetos significativos para manter, seja de natureza ou a partir de suas próprias vidas, damos-lhes um ponto de partida, uma maneira de se conectar novamente.

3ª técnica- É envolver as pessoas com a música. Nós encorajamos você a cantar alguma música favorita ou hino com uma pessoa que sofre de demência. Você, Vai se surpreender ao perceber que uma pessoa que se esforça para falar consigo vai lembrar as letras da música e cantar com satisfação Pode também dar-lhe um instrumento musical que ele tenha tocado. Há alguma coisa mágica na forma como a música consegue desbloquear a névoa da demência.


Temos visto pessoas que parecia perdido em seu próprio mundo de repente acordar e estar presente com a gente usando essas técnicas simples, mas altamente eficaz. Podemos ter as pessoas por apenas alguns instantes, mas nesses momentos, pode haver conexão sincera verdadeira mais uma vez. Medimos o sucesso por um fugaz sorriso, o aperto de uma mão, os olhos arregalados acordados
Em cuidar de alguém que vive com a doença de Alzheimer, nós encorajamos você a comemorar cada momento de reconhecimento, cada gesto de conexão, cada riso e cada sorriso!

        Fonte:Artigo original de Tom and Karen Brenner publicado em Alzheimer’s Reading Room –



Nenhum comentário:

Postar um comentário